0

Conheça Os Melhores Carnavais do Brasil!

Como eu já dito em um outro post, todo o Brasil para quando é época de Carnaval. Tanto, que somos conhecidos mundialmente por termos os melhores Carnavais do mundo. Apesar de cada estado ter uma maneira diferente de festejar, os Carnavais mais procurados são os das cidades de Olinda, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto. Separei algumas características de todos eles para vocês conhecerem.

Olinda

386717 carnaval 2012 recife olinda 4 Carnaval 2012 Recife e Olinda 
Na cidade pernambucana de Olinda, passistas pulam Carnaval de sombrinha na mão e frevo no pé. Os cinco dias de festa, que começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos, oferecem diversos blocos de rua, como o Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata, que fecha o Carnaval na Quarta-feira de Cinzas. E para quem ainda quiser curtir um carnaval mais metropolitano, a vizinha Recife está a poucos quilômetros de distância...

Recife

Para Recife, quantidade é qualidade – pelo menos no que diz respeito ao Galo da Madrugada, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo (devidamente registrado no Guinness Book). Todos os anos, são mais de 1,5 milhão de foliões pulando ao som de muito frevo atrás do galináceo imponente, no alto de seus 27 metros e pesando mais de 2 toneladas. E quem prefere trio elétrico, pode se esbaldar com mais de 20 a sua escolha, além de palanques com cantores e grupos musicais.

Salvador

 
Impossível falar de Carnaval de rua no Brasil sem dar devido valor a Salvador, onde trios elétricos com os maiores artistas da música baiana vão e vêm em um rodízio frenético pelos três principais circuitos da cidade – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Seja com abadá, como “pipoca” ou nos camarotes, é tudo imperdível. Apesar do sucesso inegável das musas Ivete Sangalo e Claudia Leitte, os mais procurados (e caros) são Chiclete com Banana e Asa de Águia. Mas para quem gosta de blocos carnavalescos, a cidade também não deixa nada a dever, com Timbalada, Eva, Coruja e companhia. 
Ouro Preto

Carnaval Ouro Preto 
O público universitário – que anda tão aclamado hoje em dia – tem lugar cativo na festa de rua de Ouro Preto. Os blocos das repúblicas de estudantes dançam no embalo do axé por essa cidade histórica. E os mineiros também herdaram do Carnaval baiano o uso de abadás para a folia, que se esgotam muito rápido. Bandas locais também têm vez, em alguns pontos mais descentralizados, onde o agito é bem menor, e o preço, mais barato.

Rio de Janeiro


Nem só de Sapucaí é feito o Carnaval do Rio de Janeiro. Toda a cidade entra no clima da festa nessa época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas – são mais de 400 esse ano, desfilando sua animação pela zona sul e pelo centro - que atraem centenas de milhares de pessoas. E quem entende de muvuca é o Cordão da Bola Preta, o bloco carioca mais tradicional que tem entre sua grande leva de foliões – vestidos, claro, de roupa branca com bolas pretas – muitas celebridades.

Já conheceram algum desses Carnavais? Já sabem onde vão passar o Carnaval desse ano? Conta pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...